![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOIUE4EyEszTtky0cgyBFs4NFvcICif8qf8ivI7_Bil8z1vuWqhyaHrjPwjBbH8QEIcEZ39qYIbsikGi38R7QQ-zpbt56FqK3y2FIhhdIOmd00S5ISQrFT7RkZr4w_yi05g00Ekfge1eeI/s1600/topo+tikim.png)
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Porque Fazer um WORKSHOP
Ao pé da letra, WORKSHOP é uma exposição ou mostra de trabalhos, mas é também um encontro de pessoas interessadas num mesmo tema e o objetivo é justamente a interação para “discutir” o assunto, onde são convidadas algumas personalidades importantes do assunto, como professores e doutores,blogueiros enfim pessoas que entendem doa assunto.
São comuns os WORKSHOPS se realizarem em locais como, lugares turísticos, hotéis-fazenda, ateliês,shoppings, auditórios e etc. dependendo também do assunto.
Geralmente, os participantes recebem em pastinhas todo o material impresso, tais como apostilas, catálogos, bibliografias do assunto e também materiais para fazer o WORK.
Ao término do WORKSHOP, que não tem um tempo estimado de duração, pois pode ocorrer em uma hora, uma tarde ou durar de dois a três dias, os participantes recebem certificados de participação, que pode ser agregado ao currículo. Geralmente, todos os participantes trocam emails,endereços do facebook(do quase extinto orkut), telefones e etc..
No workshops os participantes são convocados a participar, vivenciando experiências que remetem ao tema, nesse sentido, o workshop tem caráter mais prático e os trabalhos são orientadas por um "EXPERT" em determinado assunto.
E um workshop pode ser fonte de prática ou contribuições da criatividade.
Deixo abaixo a carta da Equipe da AMJ(Arte Madeira Joinvile) que achei muito interessante e compartilho com vocês para que possamos refletir quando tiver um evento deste na nossa cidade:
"Oi, gente!
Viemos falar um pouquinho sobre aulas...
Já escutamos tantas queixas de amigos artesãos, de professores, de ateliês dizendo que o aluno não dá mais importância para workshop, para oficinas montadas com tanto empenho ou para aulas especiais. O que está acontecendo será? Achamos que talvez seja um pouco de falta de conscientização, principalmente, nossa, lojista e proprietário de ateliê,
que acabamos não explicando a importância de um evento desses para os nossos alunos, que acabam acostumando-se com básico e não querem evoluir, sempre é mais cômodo o professor da casa aprender e depois ensiná-lo em aula. Para eles "é mais barato"! Gente, não é! Perdemos a chance de aprender com um profissional diferente, perdemos a chance de dividirmos ideias, de absorvermos novas ideias, de, em um dia, trabalharmos uma peça e sairmos com ela pronta e podermos multiplicá-la depois, seja da mesma forma ou aplicando em novos projetos. Nós, arte-educadores, devemos incentivar a prática de novos desafios, devemos incentivar a vontade de aprender cada vez mais de nossos alunos. Não desprestigiemos o trabalho do professor que passa horas em cima de uma peça, desenvolvendo técnicas, buscando a melhor maneira para ensinar, que viaja Brasil afora. Absorva ideias, absorva técnicas, aprimore seus conhecimentos, passe adiante, mas não ensine a mesma peça que o professor que veio de longe ministra em workshop. Estaremos sendo desleal conosco, com os professores e com os nossos alunos. Pense nisso! Incentive o artesanato, incentive o arte-educador, incentive a criatividade e a vontade de ensinar.
Você que é aluno, pense que oficinas e workshop são chances únicas de aprender algo diferente!
Um super abraço à todos os nosso amigos da Fan Page.
Equipe AMJ AQUI
Depois de ler este texto cheguei a seguinte conclusão: Vale muito o INVESTIMENTO, porque participar de um evento deste, é um investimento em nós mesmo!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário